Nelva Sixpene (Champion UniLúrio)
Professora e Directora do Curso de Optometria da UniLúrio.
Doutoranda de Saúde Pública na ENSP-NOVA.
1- Quais foram os principais desafios da participação na UDI-África (individual e institucionalmente)?
· Individualmente- senti uma enorme responsabilidade, pois de haviam muitos candidatos para ocuparem as vagas; Necessidade de aprender tudo para depois poder transmitir o conhecimento para os colegas na UniLúrio.
· Institucionalmente- deixar os projetos que estava a fazer para correr atrás de novas habilidades.
2 – Quais são as principais oportunidades da UDI-África no presente e no futuro?
· No Presente: possibilidade de partilha de experiências entre universidades africanas e europeias; criar mais interação entre as Universidades Africanas de modo a encontrarem áreas de colaboração.
· No Futuro: oportunidade de partilha de realizações entre as universidades; habilidade de reconhecimento dos recursos internos para a realização de melhorias nas unidades orgânicas através dos CADI´s.
3- Qual tem sido e será o principal impacto da UDI-África no seu desenvolvimento profissional individual?
O principal impacto para o meu desenvolvimento individual e profissional foi o doutoramento que estou agora a fazer. Para quem está em África, fazer um Doutoramento na europa parece algo quase inalcançável, mas depois de conhecer as distintas organizações graças á programação do projeto UDI-A tive a possibilidade de me enquadrar em um doutoramento que estou muito feliz em fazê-lo.
4- Qual foi e será o principal impacto da UDI-África no desenvolvimento acadêmico da sua instituição?
Penso que este deve ter sido o maior impacto do UDI-A pois na minha instituição cada unidade orgânica trabalhava por si com seus objetivos que por vezes era semelhante das outras unidades, com a criação do CADI, centro que foi sugerido pela UDI-A agora os recursos são usados de modo a beneficiar osa maior parte das unidades maximizando os resultados pela multidisciplinaridade.