UDI-Africa de relance
Como objectivo geral, o UDI-África pretende capacitar Instituições de Ensino Superior dos países parceiros Africanos para desempenhar um papel de impacto efetivo na promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo na sua região e país. Isso será alcançado ajudando os alunos a contactarem com a atividade económica e os processos sociais locais, de modo que esses alunos possam criar novas cadeias de valor ou ajudem a melhorar as existentes.
Deste modo, o projeto UDI-África visa melhorar a qualidade do ensino e da investigação em quatro universidades Africanas (em Angola e Moçambique) em áreas selecionadas, onde há uma falta de professores qualificados e uma elevada procura de graduados. Nos dois países, o projeto conta com uma grande universidade estabelecida na capital e uma instituição de menor dimensão descentralizada. Cada um selecionará 16 académicos e 4 administrativos (10 CAMPEÕES, primeiramente, e 10 JUNIORES, posteriormente) para participar na formação e outras atividades do projeto. A partir do 4º e último semestre, as atividades serão abertas a outros membros da equipa e também a estudantes.
O pessoal académico das instituições Africanas terá formação tanto em termos de competências académicas, pedagógicas e técnicas, como também em inovação e empreendedorismo social. O pessoal administrativo terá formação em assuntos internacionais, colocação de estudantes e competências transversais. O Consórcio organizará atividades de formação coletivas com ênfase nessas áreas. O projeto de 2 anos resultará, portanto, em 4 x 20 funcionários, internacionalmente ligados em rede e treinados para fornecer ensino superior e serviços de ponta nas suas respectivas áreas.
Paralelamente à formação, essas equipas irão construir ou renovar, em cada uma das quatro instituições Africanas, um ‘Centro de Desenvolvimento e Inovação Académica’ (CADIs). Os CADIs deverão fornecer as condições de infraestrutura e estrutura para ajudar a promover e garantir a continuidade do trabalho em rede e formação para futuros grupos de funcionários para além do tempo de vida do projeto.