Carlos Gaspar

user outlineredInvestigador Integrado

textfile5redCV
web58greySite Pessoal

Carlos Gaspar é investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI NOVA). Nasceu em Lisboa, em 11 de Outubro de 1950. Estudou Direito e História na Universidade Clássica de Lisboa, fez o Mestrado de Ciências Políticas e Relações Internacionais no Institut d’Etudes Politiques de Paris e é doutorado em História e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Foi Conselheiro dos Presidentes Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio. Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente e do Instituto de Defesa Nacional. Membro do European Council on Foreign Relations e do Real Instituto Elcano. Autor de O Pós-Guerra Fria (2016); A Balança da Europa (2017); Raymond Aron e a Guerra Fria (2018); O Regresso da Anarquia (2019); e O Mundo de Amanhã (2020).

Áreas de Investigação:

Teoria das Relações Internacionais.
Ordens internacionais.
História internacional do século XX.
Segurança europeia.
Política externa portuguesa.

Publicações Recentes:

1. Gaspar, C. (2020). O Mundo de Amanhã. Lisboa: FFMS.

2. Gaspar, C. (2019). O Regresso da Anarquia. Lisboa: Alêtheia.

3. Gaspar, C. (2018). Raymond Aron e a Guerra Fria. Lisboa: Alêtheia.

4. Gaspar, C. (2017). A balança da Europa. Lisboa: Alêtheia.

fct        fcsh        edp

edp        edp        ribei