Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

Rui Pais dos Santos


88.rps foto
user outlineredDoutorando

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Contacto
textfile5redCV
web58redSite Pessoal


Major de Infantaria Paraquedista; licenciado e mestre em Ciências Militares – Infantaria, AM; mestre em Ciências Militares – Segurança e Defesa, IESM; doutorando em RI – Estudos de Segurança e Estratégia, NOVA FCSH. Possui os cursos de Promoção a Oficial Superior, Estado-Maior Conjunto e Instrutor de Paraquedismo. Docente de Estratégia, Operações Psicológicas e Metodologia de Investigação Científica no Instituto Universitário Militar. Em 2014 no Instituto Superior de Estudos de Defesa - Moçambique e em 2014, 2015 e 2016 na Escola Superior de Guerra - Angola. Na Brigada de Reação Rápida foi Comandante de Companhia, Instrutor de Paraquedismo, Chefe da Seção de Informações e da Seção de Planos. Participou em missões internacionais em 2000 Timor Leste; 2004 e 2005 Bósnia; 2006 e 2009 Afeganistão; 2008 Kosovo.

Áreas de Investigação:

Relações Internacionais.
Ciências Militares.
Estratégia.

Publicações Recentes:

1. Santos, R.J.R.P. e Andrade J.F.M.M.C.R. (no prelo). Atas do Seminário “O Planeamento Estratégico Militar: adequação aos novos paradigmas de Segurança e Defesa”. Lisboa: IUM.

2. Santos, R.J.R.P. (2017). Estratégia Operacional. In: Centenico A. e Rodrigues T.F. (Coord.), 2017. O Daesh – Dimensão Globalização, Diplomacia e Segurança, pp. 57 – 69. Lisboa: IUM.

3. Saraiva, L.; Vieira, R.; Correia, J. (Coord.) (2017). Estudos Estratégicos: da Estratégia, do Planeamento estratégico Militar e da Conflitualidade. Lisboa: IUM.

4. Santos, L.A.B e Lima, J.M.M.V (Coord.) (2016). Orientações Metodológicas para a Elaboração de Trabalhos de Investigação. Lisboa: IUM.

fct        fcsh        edp       

edp        edp        ribei