REGULAMENTO 

Geral

1 – O II Concurso de Bandas NOVA Música é uma iniciativa dos Serviços de Acção Social da Universidade Nova de Lisboa (SASNOVA), organizada pelo seu Gabinete de Cultura, Comunicação e Imagem, inserida no Festival NOVA Música.

2 – Este concurso tem por objectivo divulgar a música portuguesa junto dos alunos da NOVA, premiando os finalistas com uma actuação na final do concurso e o vencedor com uma actuação neste Festival.

Condições

3 – Podem participar no Concurso músicos a solo e bandas ou grupos musicais em que pelo menos um dos elementos seja aluno (ou ex-aluno) da Universidade Nova de Lisboa (do 1º ao 3º ciclo, incluindo alunos estrangeiros em programas de mobilidade). A organização poderá pedir um comprovativo de inscrição na NOVA.

4 – Cada banda participa com um tema original e inédito, sem restrição de estilo musical, que não seja objecto de contracto discográfico, venda, publicação ou gestão de direitos de autor e cujos direitos de propriedade intelectual pertençam na íntegra ao participante no concurso.

5 – Está vedada a participação de bandas que já detenham contractos discográficos ou álbuns publicados ou distribuídos por editoras discográficas, ou outras, exceptuando álbuns publicados pelos próprios em edição de autor.

6 – Podem participar bandas que tenham concorrido em edições anteriores deste concurso, excepto as bandas que tenham vencido o mesmo.

Inscrição no concurso

7 – A inscrição no concurso deverá ser feita até ao dia 17 de Abril, conforme cronograma indicado no ponto 12, no site online.unl.pt/concursodebandas, através do preenchimento e envio do formulário de inscrição, bem como de uma fotografia do participante (em formato jpg ou png).

8 – Os conteúdos a concurso deverão ser carregados no Youtube (www.youtube.com) em conta pertencente ao participante, sendo a sua URL referida na ficha de inscrição.

9 – No caso de utilização de elementos visuais, os mesmos deverão ser de propriedade intelectual da banda ou acompanhados por autorização de utilização assinada pelos detentores da mesma.

10 – Os conteúdos apresentados a concurso são da inteira responsabilidade das bandas, reservando a organização o direito de retirar de concurso conteúdos que considere ilegais ou ofensivos.

11 – Ao participar no concurso todas as bandas autorizam a organização a gravar, em áudio e vídeo, as actuações na Final do Concurso e no Festival NOVA Música e a utilizar este material, bem como todos os elementos de som e imagem enviados a concurso, na promoção deste concurso e do Festival NOVA Música.

Cronograma

12 – O concurso respeitará o seguinte cronograma:

17 de Abril – Data final para as inscrições

18 a 28 de Abril – Votação online

29 de Abril – Divulgação dos finalistas

14 de Maio – Final do concurso (inserida no evento Trampolim Gerador, em espaço a definir)

Júri e votação

13 – De entre as bandas apresentadas a concurso serão seleccionados os finalistas que se apresentarão na final. Através de votação na página de Facebook do Festival NOVA Música (https://www.facebook.com/FESTIVALNOVA) o público escolherá um finalista, sendo a escolha dos restantes finalistas, num número entre um e três, efectuada por deliberação do júri, de acordo com critérios de qualidade musical e originalidade.

14 – A votação decorrerá entre os dias 18 e 28 de Abril, na página de Facebook do Festival NOVA Música (ou no site online.unl.pt/concursodebandas que redireccionará para o respectivo post de Facebook), onde estarão disponíveis os conteúdos de todos os participantes, e será efectuada pela inserção de Like no post referente ao participante. No final do prazo o post de participante com mais likes será decretado finalista.

15 – O júri será presidido pela Administradora dos SASNOVA e constituído pelo coordenador do Gabinete de Cultura, Comunicação e Imagem dos SASNOVA, por um aluno representante do Conselho de Estudantes, por um elemento da banda que venceu a edição anterior, por um músico e por outros elementos cuja presença no mesmo se revele relevante para a organização. A composição definitiva do júri será anunciada no site online.unl.pt/concursodebandas antes do final das inscrições.

16 – A final do concurso decorrerá no dia 14 de Maio, inserida no evento Trampolim Gerador, em local a indicar a todos os participantes, no qual as bandas finalistas tocarão pelo menos dois temas originais (sendo um deles o apresentado a concurso).

17 – As bandas finalistas deverão adaptar as suas actuações, na Final e no Festival, aos horários (de ensaios e actuações) definidos pela organização e às condições técnicas (backline) do local. As bandas são ainda responsáveis pelo equipamento que necessitarem para além do disponibilizado, bem como pelas deslocações até ao local do espectáculo.

18 – Após as actuações dos finalistas o júri reunirá e escolherá, de acordo com a receptividade do público, qualidade musical, originalidade e performance ao vivo, o vencedor do concurso, que será anunciado de imediato.

19 – As decisões do júri não são passíveis de recurso.

Prémios

20 – As bandas escolhidas como finalistas terão direito a actuar na final do concurso. Estas bandas receberão ainda bilhetes para o Festival NOVA Música e produtos de merchandising da NOVA.

21 – A banda vencedora fará parte do cartaz do Festival NOVA Música, que irá decorrer no dia 10 de Setembro de 2016.

Finais

22 – Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.

23 – O participante aceita as condições definidas neste regulamento através da formalização da inscrição. A participação neste concurso implica a aceitação na íntegra deste regulamento, sem reservas.

24 – A organização reserva o direito de actuar, ao longo de todo o concurso, no sentido de aplicar este regulamento, incluindo na desclassificação de bandas que não respeitem o mesmo.

25 – É estritamente proibida a utilização de material promocional e publicitário de marcas nos vídeos enviados a concurso.

26 – As informações pessoais cedidas para inscrição no concurso, tais como o nome, e-mail, número de telemóvel e NIF, serão reservados e apenas utilizados nos contactos entre a organização e os participantes.

27 – Para mais informações consulte a página do concurso (online.unl.pt/concursodebandas) ou contacte o Gabinete de Cultura, Comunicação e Imagem pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..